Como aumentar a vida útil das baterias de uma UPS?

Como aumentar a vida útil das baterias de uma UPS
Comentários: 0

O tempo de vida útil de uma bateria de uma UPS depende do seu tipo. Por norma, as baterias 6V e 12V (até 35Ah) são projetadas para durarem até 5 anos. As baterias de maior porte têm uma previsão de durabilidade de 10 anos no máximo. Para determinar a vida útil de uma bateria, a mesma é submetida a uma série de ciclos de carga e descarga em organizações certificadas para validar a sua performance. No entanto, a vida útil da bateria nem sempre corresponde à sua previsão de durabilidade e isso acontece porque, não raras vezes, os responsáveis pela gestão da UPS não cumprem todos os requisitos exigidos pelo fabricante.

Temperatura

A temperatura é a principal causa da falência prematura das baterias. As baterias são criadas para funcionar corretamente a uma determinada temperatura, no entanto, são muitas vezes sujeitas a valores térmicos inadequados. Quando isto acontece, aceleram-se reações químicas no seu interior, levando a uma degradação das placas, perda de água e processos de corrosão. As baterias chumbo-ácido estão no máximo da sua capacidade numa temperatura de 20°C a 25°C e acredita-se que a sua vida útil é reduzida em 50% a cada aumento de 10°C acima da temperatura recomendada. Ter um bom sistema de climatização, que permita que os equipamentos se encontrem na temperatura ideal, é o primeiro passo para aumentar a duração de uma bateria.

Espaçamento entre baterias

Outro erro muito cometido é colocar as baterias muito próximas umas das outras. Esta má prática faz com que a bateria não dissipe o calor gerado durante a recarga, esgotando rapidamente a vida útil da mesma. Estes componentes devem ser instalados com um espaçamento mínimo de 10 mm entre si.

Tensão de flutuação

A tensão de flutuação à qual a bateria é submetida de modo permanente no equipamento é outro fator que influencia a sua vida útil. Para 25°C, a tensão de flutuação por norma é de 13,50V a 13,80V. Aconselha-se que a tensão ajustada no carregador seja 13,65V, ou seja, o valor intermédio. Assim, a bateria está a operar numa tensão adequada mesmo que existam variações mínimas na temperatura do ambiente onde está inserida. Uma tensão abaixo da mínima estabelecida causa a sulfatação das placas das baterias. Este processo ocorre quando a bateria não aguenta mais carga, o que diminui muito a sua vida útil. No sentido inverso, as tensões acima do valor máximo estabelecido causam sobrecarga e morte prematura.

Manutenção

Uma falha na UPS pode colocar em causa todas as atividades das organizações e causar prejuízos inimagináveis a curto e a longo prazo. Fazer uma correta manutenção é indispensável para garantir que tudo irá funcionar conforme o previsto e que não irá ser surpreendido por falhas inesperadas. De modo a maximizar a vida útil das baterias, é fundamental que as manutenções sejam feitas nos períodos indicados pelo fabricante. Nas manutenções das UPS, a nível da bateria, são inspecionados os seguintes pontos: valores de tensão de flutuação, corrente de carga, temperatura, valores da resistência e valores de ripple. Muitas vezes, a manutenção preventiva não é uma prática das organizações, pelo que os problemas são detetados demasiado tarde e, muitas vezes, já não há solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *