Lipor implementa ModSecur Micro Data center

Notícias - Descrição

O novo micro data center aumentou os níveis de segurança e de resiliência da empresa Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto. A solução é compacta, mas robusta, e é totalmente desenvolvida em Portugal.

O ModSecur Micro Datacenter powered by Maxiglobal foi a escolha da Lipor para a renovação do seu data center. “Na verdade, o que nós tínhamos era uma sala de servidores, nem podíamos dizer que era um verdadeiro data center. Era um espaço que tinha demasiado movimento e um acesso muito facilitado”, revela João Veríssimo, Técnico de Informática da Lipor. Com a implementação desta solução, os níveis de segurança da infraestrutura aumentaram exponencialmente, devido aos sistemas de controlo de acessos e de vigilância por CCTV.

A Lipor também viu reforçada a sua confiança relativamente a desastres naturais e problemas inesperados. “O anterior espaço estava exposto a quem entrasse e não tínhamos qualquer sistema de deteção e extinção de incêndios, apenas dispúnhamos de um extintor à porta da sala”, conta-nos João Veríssimo. “Neste momento pode acontecer qualquer coisa, por exemplo inundações, que o data center não é afetado. Sentimo-nos seguros a nível de controlo de acessos, de incêndios e de desastres naturais”, acrescenta.

Escalabilidade e redundância

O ModSecur Micro Datacenter é um sistema autónomo e completo que inclui climatização, sistema de deteção e extinção de incêndios, segurança física e lógica, UPS e ainda um sistema de gestão DCIM (ModSecur® EMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real. A solução implementada apresenta sistemas redundantes de climatização e energia (UPS), assegurando assim a disponibilidade, continuidade e resiliência da infraestrutura. Para João Veríssimo, esta é uma solução “segura, robusta e inovadora”. Além destas características, apresenta ainda a vantagem de ser escalável, o que lhe garante uma capacidade de crescimento e de continuidade de negócio.

Qualidade garantida

O ModSecur Micro Datacenter é uma solução chave-na-mão, totalmente nacional e com certificação IP65 e IK10. As certificações que a Maxiglobal detém foram decisivas para a escolha da Lipor, “a par do elevado nível de segurança que a solução apresenta”. O resultado final não podia ser mais satisfatório: “a Maxiglobal apresentou-nos a melhor solução, adequaram-na ao espaço que tínhamos e a nível de prazos nada falhou”, refere João Veríssimo.

A reestruturação do data center trouxe maior tranquilidade à equipa da Lipor. “Valorizamos muito a monitorização em tempo real do data center, pois permite-nos saber a cada momento o que se passa, tornando o nosso trabalho mais eficiente”, conclui.

A Maxiglobal está no mercado desde 1998 e conta atualmente com um portefólio de serviços e soluções adaptáveis a qualquer tipo de negócio. Para o futuro pretende continuar a inovar e a desenvolver soluções que vão de encontro às necessidades das mais variadas organizações.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.