Caso de Sucesso: ModSecur Micro Datacenter é a escolha do Município de Felgueiras na sua renovação tecnológica

ModSecur Micro Datacenter
Comentários: 0

O Município de Felgueiras reestruturou recentemente a sua infraestrutura tecnológica através da implementação do ModSecur Micro Datacenter, um produto 100% português desenvolvido pela Maxiglobal. 

O desafio

“Tínhamos uma carência enorme em termos de infraestrutura tecnológica, traduzindo-se numa ineficiência a níveis metodológicos criando impacto negativo em toda a organização.”, conta-nos Eng. Hélio Sousa, responsável pelo Serviço de Modernização Administrativa na Câmara Municipal de Felgueiras. “Existiam falhas a todos os níveis. Tínhamos limitações a nível de energia, da infraestrutura de rede e mesmo do espaço físico, pois não era possível acomodar devidamente todos os componentes”, acrescenta.

A solução

A escolha recaiu sobre uma solução do tipo Micro Datacenter, por ser uma infraestrutura que responde “a todas as necessidades do Município”, contrariamente à solução projetada. Inicialmente, estava previsto implementar um “data center tradicional que ocuparia muito espaço”. Após conhecer as características dos micro data centers, a decisão foi tomada rapidamente. “É uma solução resiliente, segura e compacta. Isso traduz-se numa total disponibilidade, eficiência energética e numa melhor otimização do espaço. Além disso, apresenta uma excelente relação qualidade/preço”, diz-nos Hélio Sousa.

Mais valias da solução: operação sem paragens

O ModSecur Micro Datacenter implementado em Felgueiras inclui sistemas redundantes de climatização e energia socorrida, sistema de deteção e extinção de incêndio, segurança física e lógica e um sistema de gestão DCIM (ModSecur EMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real. A redundância do equipamento garante-lhe uma elevada disponibilidade. A montante, uma UPS de 20kVA/kW, em funcionamento ECO “hot-standby” garante uma alimentação de toda a infraestrutura por um período superior a 16horas em caso de falha de energia.

“Antes desta reestruturação tínhamos falhas constantes. Atualmente, temos 100% de estabilidade e zero falhas. Os nossos servidores estão com um excelente uptime e isso faz com que a nossa equipa tenha muito mais confiança na nossa infraestrutura”, conta-nos Hélio Sousa.

Por ser uma solução hermética, o ModSecur Micro Datacenter não produz ruídos incomodativos, podendo ser instalado em qualquer ambiente. No caso do Município de Felgueiras, o mesmo encontra-se instalado no “open space” dos serviços de informática. Além desta vantagem, apresenta ainda a particularidade de ser redundante 2N nos principais componentes e uma solução “all swappable”, o que significa uma total disponibilidade em todos os momentos, incluindo durante os processos de manutenção preventiva e corretiva, com MTTR inferiores a 5min.

Eficiência energética – PUE 1,3

A redução do consumo de energia foi uma das principais preocupações do Município. A perfeita separação entre o ar frio e o quente, aliada à eficiência das unidades produtoras de frio e das UPS, permite baixar significativamente os consumos energéticos.

O ModSecur MDC apresenta um PUE de 1,3. “A diminuição do consumo de energia e a subsequente redução de custos com a infraestrutura é algo que valorizamos imenso e estamos muito satisfeitos com a solução nesse sentido”, refere Hélio Sousa.

A par do projeto de implementação do data center, também se reestruturou toda a cablagem da Câmara Municipal. “Mudamos toda a infraestrutura de conectividade principal, nomeadamente entre o data center primário e o data center de réplica. Foram colocadas fibras novas, mudamos a solução de switching e agora temos uma conectividade fiável e sem oscilações”, afirma.

Projeto concluído com sucesso

Todo o projeto decorreu sem imprevistos e Hélio Sousa não podia estar mais satisfeito. “Existiu sempre muita flexibilidade por parte da Maxiglobal, empresa vencedora do procedimento de concurso público, respondendo a um caderno técnico exigente e apresentando a proposta financeira mais vantajosa.

A equipa está sempre disponível e pronta a responder a todas as nossas solicitações, contribuindo com dados novos que nos permitiram otimizar ao máximo a infraestrutura”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.