Ascendi implementa ModSecur IT Room nas suas instalações na Maia

Notícias - Descrição

O novo ModSecur IT Room da empresa é modular e escalável. Apresenta níveis elevados de segurança e foi desenhado à medida das suas necessidades. Com o objetivo de manter a qualidade das suas operações e de assegurar a excelência dos serviços prestados, a Ascendi renovou recentemente o seu data center em operação nas instalações da Maia.

Data center seguro, eficiente e criado “para o futuro”

“Precisamos de ter uma infraestrutura escalável e “futurista”, que nos permita aumentar a nossa capacidade sem parar as operações e conseguimos isso com a implementação do ModSecur® IT Room”, refere Nuno Belgas, Gestor de Projetos na Ascendi. Os fatores decisivos para a escolha da solução criada pela empresa portuguesa Maxiglobal foram “a necessidade de aumentar os níveis de segurança do data center e as referências que a marca ModSecur® tem no mercado”.

O novo data center foi instalado em simultâneo com o funcionamento da antiga infraestrutura em operação, não existindo disrupção de serviço, o que permitiu ao Cliente a continuidade do negócio.

A sala técnica está protegida contrafogo, água, poeiras, humidade e vandalismo. Sendo a continuidade dos serviços uma obrigatoriedade no mundo atual, a solução apresenta redundância para os sistemas de energia socorrida (UPS), de climatização e sistema elétrico, garantindo assim uma elevada disponibilidade de toda a infraestrutura.

A eficiência energética é uma das mais-valias do ModSecur® IT Room. Através da contentorização do corredor de ar frio, com recurso ao módulo ModSecur® 3 Axis, reduziu-se em cerca de 35% os consumos dos equipamentos de climatização, aumentando a capacidade de refrigeração das unidades.

A sala técnica encontra-se dividida pelo ModSecur® Cage, uma camada de segurança física adicional, desenhada para garantir a divisão de espaços em infraestruturas de data center. Tal como toda a solução, esta componente também é modular e escalável, permitindo a alteração de tamanho e de localização sempre que necessário. O novo data center está ainda dotado de um sistema de videovigilância e controlo de acessos. “Sentimo-nos mais seguros com a infraestrutura que temos agora, pois sabemos sempre quem acede ao local e conseguimos restringi-lo apenas às pessoas com autorização para entrar”, afirma Nuno Belgas.

Monitorização constante

Através do ModSecur® DMS é possível gerir toda a infraestrutura remotamente e em tempo real. “Podemos verificar constantemente se o ambiente está dentro dos parâmetros esperados para o correto funcionamento dos equipamentos, o que nos permitirá aumentar o seu período de vida útil”, refere Nuno Belgas. A solução está equipada com um sistema de alarmística, que possibilita o envio de notificações em tempo real, reduzindo o tempo de resposta dos gestores de TI e aumentando a eficiência, mantendo a infraestrutura com alto desempenho e máxima estabilidade.

Projeto concluído com sucesso

O projeto de implementação do data center correspondeu às expetativas da Ascendi e “os prazos foram cumpridos, havendo um constante acompanhamento por parte das equipas técnica e comercial da Maxiglobal”. Nuno Belgas descreve o ModSecur® IT Room como sendo “seguro, eficiente e flexível”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *