Porque é que uma smart city precisa de um data center smart?

Porque é que uma smart city precisa de um data center smart?
Comentários: 0

É expectável que até 2050 68% da população mundial viva em áreas urbanas. Quanto maior for a concentração de pessoas nessas zonas, maior será a pressão sobre a infraestrutura local. Isso trará enormes desafios para as instituições municipais e para os provedores de soluções de data center. A tecnologia terá um papel ainda mais preponderante no futuro e irá revolucionar a forma como as pessoas vivem nas cidades e como interagem com todos os serviços. A smart city é já uma realidade que irá evoluir ainda mais e a um ritmo surpreendente!

Qual o papel do data center numa smart city?

Para que a smart city se torne real, a presença de data centers de última geração na sua proximidade é imprescindível. De modo a tirar o máximo proveito das capacidades emergentes destas novas cidades, é necessário apostar em infraestruturas sofisticadas e preparadas para o futuro.

É no interior do data center que tudo acontece. O número de dados gerados a cada segundo tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos anos e será esta a tendência do futuro. Com a colocação de sensores inteligentes em múltiplos pontos na cidade é obrigatório ter uma infraestrutura que os recolha, armazene e trate da forma mais rápida e eficiente possível. Os recursos computacionais de uma smart city devem ainda ser escaláveis, de modo a permitir o crescimento ao longo do tempo.

Mas, porque é que uma smart city precisa de um data center smart?

Os dados são a “alma” de uma smart city e é através deles que se consegue fazer um planeamento inteligente de como uma cidade irá funcionar. Contudo, antes desta tecnologia ser colocada ao dispor da população, é necessário garantir que a infraestrutura de TI é capaz de responder com a proximidade necessária a todos os requisitos de uma smart city.
Para oferecer suporte a este tipo de tecnologia de ponta é preciso investir numa ampla gama de soluções. Os data centers tradicionais centralizados continuarão a fazer parte da infraestrutura de computação digital de qualquer smart city. No entanto, os data centers descentralizados e de menores dimensões – denominados micro data centers – irão ter um papel determinante nesta nova forma de viver. Estas infraestruturas mais reduzidas terão de estar localizadas por toda área urbana, garantindo uma maior proximidade com o centro de processamento de dados.

Micro Data centers powered by Maxiglobal

A Maxiglobal desenha e implementa soluções de data center que se baseiam numa construção modular e que permitem escalabilidade ao longo do tempo. O ModSecur MDC é uma solução de infraestrutura de Micro Data center de alta segurança, constituída por uma estrutura modular em aço, com elevado isolamento térmico e ao fogo e resistência IK10 e IP65. Alberga no seu interior um ou dois bastidores (ou múltiplos destes), UPS redundantes, sistemas de climatização redundantes, sistema de deteção e extinção de incêndio, sistema de controlo de acessos, videovigilância, monitorização e gestão da infraestrutura.

Recentemente, foi lançada uma nova versão do ModSecur MDC “all swappable”. Foi desenvolvida para proporcionar funcionamento contínuo, oferecendo confiabilidade em todos os momentos, incluindo durante os processos de manutenção e de substituição de peças. Com um design modular e com módulos swappable, permite a qualquer organização manter a sua infraestrutura de TI 100% operacional e adequar-se às constantes mudanças tecnológicas e físicas das organizações. A sua forma de construção modular, aliada à segurança física e lógica, permite a sua instalação em qualquer ambiente físico. Os sistemas de alta disponibilidade como os data centers precisam de ser projetados para um tempo de inatividade de quase zero ao longo da sua vida útil.

Soluções para todos os requisitos

De forma a responder a todas os pedidos do mercado, a Maxiglobal desenvolveu o ModSecur Smart IT Rack. É uma solução completa e compacta, que inclui num rack sistema de climatização de 3 a 6 kW (com possibilidade de redundância), sistema de energia socorrida por UPS, controlo de acessos, monitorização e gestão ambiental e deteção e extinção de incêndio. O ModSecur® SMR está disponível em Rack de 24U a 47U. Pode ser utilizado “as-a-service”, permitindo que se obtenha uma excelente relação custo-benefício. A solução permite que o elemento on-premise de arquiteturas híbridas de TI e dos Centros de Dados Edge sejam implementados de forma segura e escalável em qualquer ambiente.

As smart cities precisam não só de data centers eficientes, mas também de data centers que garantam a proteção máxima de toda a informação e de todos os equipamentos. Na Maxiglobal, implementamos data centers que respondem a todos os requisitos de segurança. As nossas soluções são escaláveis e garantem máximos níveis de disponibilidade, algo totalmente imprescindível numa smart city!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *