Os micro data centers estão em destaque no panorama atual tecnológico. Apresentam-se como flexíveis, escaláveis e eficientes no armazenamento e no processamento de dados. Mas, quando é que uma organização deve optar por esta solução e quais os benefícios que ela pode trazer? Abordamos, de seguida, as razões que levam as organizações a optar por este tipo de data center e os desafios que enfrentam, bem como casos de sucesso em que os micro data centers se mostraram eficazes.
Quando optar por um micro data center?
Apresentamos algumas situações em que um micro data center pode ser a escolha ideal:
Necessidade de flexibilidade e escalabilidade: os micro data centers oferecem flexibilidade total para as organizações, permitindo expandir e ajustar a capacidade conforme a evolução das necessidades, podendo ser implementados de forma gradual.
Redução de latência: organizações que trabalham com aplicações que exigem alta performance podem beneficiar da instalação de um micro data center perto do ponto de utilização.
Localizações remotas: em locais onde a infraestrutura de TI é limitada um micro data center pode ser instalado para garantir operações contínuas, sem depender de infraestruturas distantes.
Conformidade regulatória: para organizações que operam em indústrias altamente regulamentadas pode ser necessário manter os dados localmente. Os micro data centers podem cumprir estas exigências de forma mais eficiente.
Desafios dos micro data centers
Embora os micro data centers se mostrem uma solução prática e escalável, a sua adoção pode trazer alguns desafios. Entre os principais obstáculos, destacam-se:
Limitações de espaço: por norma, têm um espaço reduzido para serem implementados, o que exige que se maximize a densidade sem se comprometer a eficiência.
Ambientes “hostis”: quando o micro data center é implementado em locais industriais ou ao ar livre, pode ser necessário um reforço do controlo da climatização e de outros recursos necessários para proteção contra poeiras, flutuações de temperatura e condições climáticas extremas, nestes casos recomendam-se soluções com garantia de estanquidade e robustez, certificadas com as normas IP e IK (tal como o ModSecur Micro Datacenter engineered by Maxiglobal).
Gestão remota: a gestão remota é essencial para garantir uma operação eficiente e evitar paragens inesperadas. A utilização de ferramentas de monitorização é fundamental para que nada de importante escape ao gestor de TI e para que tudo possa ser resolvido em tempo útil.
Segurança física: é necessária para proteger os equipamentos contra roubo, entradas indesejadas e vandalismo, e nestes casos deverão ser usadas soluções que protegem a infraestrutura contra estes potencias riscos, como soluções de controlo de acessos e vídeo vigilância.
Casos de sucesso
Setor têxtil: A Casa da Malha é uma empresa têxtil portuguesa, especializada na produção de malha de alta qualidade. O ModSecur Micro Datacenter implementado inclui sistemas redundantes de climatização e energia socorrida, sistema de deteção e extinção de incêndio, segurança física e lógica e um sistema de gestão DCIM (ModSecur EMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real. A redundância do equipamento garante-lhe uma elevada disponibilidade. “A solução pareceu-nos interessante tendo em conta a sua capacidade – 84 U’s disponíveis. O facto de ser um produto evolutivo também nos agradou. Sentimos que adquirir o ModSecur Micro Datacenter é olhar para o futuro”, refere Tiago Neiva, Administrador de Sistemas da Casa da Malha.
Autarquia: o Município de Felgueiras reestruturou a sua infraestrutura tecnológica através da implementação do ModSecur Micro Datacenter. “É uma solução resiliente, segura e compacta. Isso traduz-se numa total disponibilidade, eficiência energética e numa melhor otimização do espaço. Além disso, apresenta uma excelente relação qualidade/preço”, diz Hélio Sousa, responsável pelo Serviço de Modernização Administrativa. “Antes desta reestruturação tínhamos falhas constantes. Atualmente, temos 100% de estabilidade e zero falhas. Os nossos servidores estão com um excelente uptime e isso faz com que a nossa equipa tenha muito mais confiança na nossa infraestrutura”, conta-nos Hélio Sousa.
Indústria: o ModSecur Micro Datacenter foi implementado na Polónia, na nova unidade fabril da Simoldes Plastics, líder global de moldes para as construtoras automóveis. A compactidade, a modularidade e a robustez da solução permitiram que a mesma fosse enviada para o local previamente montada e pronta a ser interligada com as infraestruturas de comunicação e de energia e com as unidades exteriores de climatização. Em pouco mais de 24 horas, a infraestrutura encontrava-se totalmente implementada e com total disponibilidade para receber os equipamentos de TI. A sua forma de construção permite a sua instalação e reinstalação em qualquer ambiente e sem limite de vezes.