A importância dos sistemas DCIM nos data centers atuais

A importância dos sistemas DCIM nos data centers atuais
Comentários: 0

Controlar e gerir o seu data center de forma remota quando quiser e a partir de qualquer local é possível. Com a implementação de uma ferramenta DCIM – Data Center Infraestructure Management – é possível ter uma visão geral sobre todo o data center em tempo real. Mas, em que consiste uma solução DCIM?

A solução DCIM é baseada em plataforma web de arquitetura aberta e oferece mobilidade, ­flexibilidade, escalabilidade e resiliência. É suportada em hardware standard de mercado com capacidade de integração de equipamentos dos mais variados fabricantes sobre uma rede IP. Permite integração completa de todos os equipamentos cruciais para o funcionamento de uma infraestrutura crítica de data center. Integra, entre outras, as seguintes funcionalidades: monitorização de temperatura e humidade; medidas de ­fluxos de ar; monitorização de estado dos circuitos elétricos; medidas de corrente, potência e tensão; medidas de índices de PUE; comando e controlo; dashboards; alarmística; notificações via e-mail e SMS.

Porque é que deve implementar uma solução DCIM no seu negócio?

  • Garante uma visão holística do data center:  o DCIM oferece uma visão geral de todos os componentes do data center, desde as cargas de TI até os restantes equipamentos que o constituem, como ar condicionado, UPS’s, entre outros.
  • Maior eficiência: o grande desafio dos gestores de data centers é fazer mais com menos, isto é, conseguir máxima eficiência com o menor gasto de energia possível. As ferramentas DCIM ajudam a gerir da melhor forma em termos de gastos energéticos. Dá-nos indicação, por exemplo, sobre o melhor local para instalar um servidor do ponto de vista de energia e refrigeração, fazendo uso da monitorização contínua de sensores de temperatura e humidade e consumos energéticos de cada circuito de um quadro elétrico. Também é capaz de analisar o cálculo do PUE, comparando o valor de consumo geral do data center com o consumo das cargas de TI.
  • Utilização intuitiva: o sistema DCIM é bastante intuitivo. É composto por um software webserver que gere todo o data center, por um display onde é apresentada toda a informação sobre a infraestrutura e por dispositivos e sensores inteligentes que monitorizam todos os componentes.
  • Deteção precoce de problemas: uma simples falha no data center pode trazer muitos prejuízos para uma organização. O data center pode ter diversos problemas resultantes do seu funcionamento, tais como aumento da temperatura que causa danos aos componentes, paragens inesperadas que interrompem totalmente a atividade, situações de incêndio, inundação ou tentativas de intrusão. Qualquer um destes cenários causará, certamente, perdas signficativas para o negócio. Deste modo, é muito importante utilizar este tipo de ferramentas que nos dá informação ao segundo sobre tudo o que se passa, sendo alertado via SMS ou e-mail, sempre que uma situação crítica seja detetada.
  • Tomada de decisão mais assertiva: os sistemas DCIM fornecem dados que permitem que as empresas tomem decisões mais conscientes e mais fundamentadas, contribuindo para uma mais correta utilização de todos os recursos. A ferramenta fornece uma análise dos dados registados, tais como temperaturas, humidades e consumos energéticos.
  • Disponibilidade total: a utilização de uma solução DCIM aumenta bastante a disponibilidade do data center, independentemente da classificação TIER. Estas soluções conseguem monitorizar os circuitos elétricos, o consumo de energia, pontos de falha, hotspots, entre muitos outros, com a vantagem acrescida de enviar alertas em tempo real. Deste modo, as equipas de manutenção preventiva atuam de imediato e evitam paragens do data center.

Desenvolvemos soluções de monitorização para responder às necessidades do mercado com uma estrutura flexível e modular que permite a integração de qualquer tipo de equipamento ou dispositivo, através de diferentes protocolos de comunicação. Pode ser facilmente expandido e pode gerir vários data centers/salas de TI em diferentes locais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *