Porque é que a manutenção preventiva do data center é importante?

Porque é que a manutenção preventiva do data center é importante
Comentários: 0

Esperar que um problema ocorra para depois lidar com os seus impactos não é uma opção que deva ser considerada em nenhuma situação, mas se estivermos a falar de data centers, sem dúvida que a devemos excluir de imediato. Se o data center parar de operar todos os serviços correm o risco de falhar, causando inúmeros prejuízos. É fundamental investir na manutenção preventiva do data center de modo a garantir a disponibilidade dos sistemas.

O que é a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um cronograma de ações planeadas de manutenção, visando a prevenção de avarias e falhas. É uma inspeção regular e sistemática, que inclui limpeza e substituição de peças desgastadas e atualização de software/firmware. A manutenção preventiva ajuda a evitar falhas de peças, materiais e sistemas, garantindo que estejam em boas condições de funcionamento.

Quais os maiores riscos de não realizar uma manutenção preventiva?

  • Períodos longos de downtime
  • Maior probabilidade de utilizar equipamentos obsoletos que prejudicam a performance global
  • Maior dificuldade para se recuperar após um incidente

Como realizar uma manutenção preventiva eficaz?

A manutenção preventiva implica a realização de uma inspeção minuciosa, a medição dos valores dos equipamentos e a execução de testes que pretendem aferir a capacidade de cada um dos equipamentos. Engloba, na generalidade, 3 áreas principais: a energia, a climatização e a segurança.

Energia: manutenção dos quadros elétricos e das UPS’s. A UPS funciona como um sistema de alimentação secundário de energia elétrica, que é ativado quando existe alguma interrupção da energia primária, alimentando todos os dispositivos necessários para manterem o negócio em funcionamento. É um equipamento extremamente importante, pelo que a sua correta manutenção é imprescindível, para evitar períodos de inatividade e custos não planeados. Substituições de baterias, substituição de ventiladores e limpeza são formas de prevenir a deterioração das UPS e de aumentar o seu período útil de vida.

Climatização: os sistemas de climatização são cruciais para o funcionamento das soluções de TI. A insuficiente ventilação, ou arrefecimento, causada por equipamentos de TI de maior densidade, origina o sobreaquecimento, do qual resultam falhas prematuras dos equipamentos, mau desempenho e colapsos do sistema. É necessário haver uma manutenção regular, de modo a encontrarem-se anomalias atempadamente.

Segurança: a área de manutenção da segurança diz respeito à análise e implementação de medidas corretivas a nível da deteção e extinção de incêndios, controlo de acessos, CCTV e intrusão.

Para acompanhar em tempo real o que se passa no data center, é necessária uma monitorização constante, pois só assim garante que nada foge do controlo. Assim, sempre que alguma anomalia for detetada, é possível acionar de imediato medidas corretivas. Para responder às necessidades dos gestores de data centers, a Maxiglobal criou 3 soluções de monitorização.

ModSecur® EMS: permite manter qualquer data center ou instalação técnica, em vigilância permanente, através da monitorização da temperatura, humidade, fumos, intrusão, inundações, entradas indevidas e falhas de energia.

ModSecur® DMS: permite monitorizar a temperatura e humidade; medidas de fluxos de ar; estado dos circuitos elétricos; medidas de corrente, potência e tensão e medidas de índices de PUE com histórico de grandezas.

ModSecur® BMS: permite monitorizar sistemas de HVAC, iluminação, energia, controlo de acessos, videovigilância, deteção e extinção de incêndios para criar um ambiente confortável, seguro e sustentável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.