A importância da monitorização dos edifícios para o aumento da eficiência das organizações

A importância da monitorização dos edifícios para o aumento da eficiência das organizações
Comentários: 0

A eficiência e a sustentabilidade andam “de mãos dadas” no mundo atual e são características imprescindíveis no que diz respeito à construção e administração de edifícios. Hoje em dia, há uma grande procura por soluções que otimizem todos os componentes da manutenção dos edifícios, tais como, ventilação, energia, iluminação, entre outros. Um sistema de monitorização de edifícios, conhecido como BMS – building management system – tem imensas vantagens. Apresentamos, de seguida, as mais importantes.

Redução de custos

Um sistema BMS pode fazer com que uma empresa poupe cerca de 30% nas despesas de energia elétrica. A eficiência energética é uma das principais vantagens, pois este sistema permite analisar e monitorizar o consumo de eletricidade, controlar a iluminação de forma automática, ligar e desligar a ventilação de modo automático, e ajustar a temperatura do ar condicionado automaticamente. Além disso, a automação na manutenção dos edifícios permite reduzir custos de recursos hídricos, reduz os custos operacionais e diminui a probabilidade de erro humano e de falhas de equipamentos.

Sustentabilidade

Uma vez que o consumo de energia se reduz, a emissão de gases nocivos para a atmosfera também diminui. Um sistema BMS pode atuar de forma integrada com o sistema hidráulico do prédio, contribuindo para a redução do consumo de água. Reduzem-se, assim, os desperdícios e utilizam-se os recursos de uma forma muito mais eficiente.

Menores custos de manutenção

Os diagnósticos proporcionados pelos sistemas BMS ajudam as organizações a criar medidas que pretendem dar um uso adequado aos equipamentos. Assim, estes sistemas podem ajudar os responsáveis pelos mesmos a planear uma manutenção preventiva eficaz. Os utilizadores destes sistemas podem definir alertas que os avisam sempre que exista algo fora do padrão normal, tais como falhas em equipamentos ou acessos indevidos ao local. O BMS recolhe as informações sobre os diversos setores do edifício e, posteriormente, reporta os resultados ao responsável pelo local. Uma vez que os problemas são identificados em tempo útil, é possível reduzir e prevenir falhas que obriguem à paragem das operações.

Sobre o ModSecur BMS powered by Maxiglobal

O ModSecur BMS – Building Management System, é um sistema multifunções de aquisição de dados, de controlo e de monitorização de edifícios. Trata-se de um software de controlo e monitorização, usando simbologia adequada, tendo presente a simplicidade, clareza da informação e facilidade na sua utilização.

As suas principais funcionalidades são as seguintes:

  • Controlo e monitorização via web browser;
  • Monitorização de estado das proteções dos quadros elétricos e medição de analisadores de rede;
  • Monitorização de temperatura e humidade;
  • Medida de fluxos de ar;
  • Supervisão na medição de valores provenientes às UPS;
  • Sistemas de segurança eletrónica;
  • Alarmística;
  • Notificação via email e/ou SMS;
  • Reporting e análise gráfica;
  • Gestão de utilizadores.

A plataforma do sistema Modsecur BMS é modular, para lhe oferecer exatamente aquilo que procura monitorizar. Dependendo das características do edifício e das necessidades do negócio, podem ser integrados novos módulos à plataforma existente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.