Maxiglobal implementa Rede Wi-Fi nas Escolas Básicas de Matosinhos

Maxiglobal-implementa-rede-wi-fi-nas-escolas-de-Matosinhos
Comentários: 0

Maxiglobal implementa Rede Wi-Fi nas Escolas de Ensino Básico do concelho de Matosinhos

A massificação da utilização de dispositivos móveis nas escolas, potenciada pela pandemia, levou o Município de Matosinhos a dotar as escolas básicas de novos meios para ligar todos os equipamentos e para garantir uma melhor conectividade. 

A necessidade de melhor conectividade nas escolas levou o Município de Matosinhos a procurar uma solução que permitisse a reestruturação de toda a rede, de modo a aumentar a disponibilidade, fiabilidade e performance da mesma. “Havia uma grande pressão na infraestrutura existente, que era claramente deficitária. Iniciamos assim o processo de reestruturação, com o objetivo de termos boa conectividade em todas as salas. Adicionalmente, queríamos ter uma parte de reporting e estatística, para percebermos os níveis de utilização da rede”, conta-nos Bruno Oliveira, Diretor do Departamento de Sistemas de Informação do Município de Matosinhos.

Projeto ambicioso e bem-sucedido

A Maxiglobal ficou responsável por toda a parte física do projeto. Levou a cabo um levantamento exaustivo das necessidades, por forma a perceber o estado real da infraestrutura. Após a análise da situação existente, percebeu-se que era necessário modernizar toda a rede passiva, pois “não era possível instalar os access points com a infraestrutura anterior”. Implementou-se a solução desenhada, composta pela instalação da nova cablagem e pela reorganização dos bastidores.

A infraestrutura de cablagem instalada tem como objetivo proporcionar um melhor desempenho e uma gestão mais fácil, garantindo assim que se encontra adequada às necessidades de conectividade a cada momento. Este foi um projeto desafiante, não só pelo número de escolas em que houve intervenção – 36 instituições de ensino – como pelos constrangimentos para executar os trabalhos. “A reestruturação foi realizada em horário de aulas e havia alguns cuidados essenciais a nível de ruídos, de modo a não interrompermos a atividade letiva. Não tivemos nenhuma queixa em nenhuma escola, o que é muito positivo, pois normalmente estes trabalhos são bastante intrusivos. Correu tudo bem”, refere Bruno Oliveira.

Parceiro de confiança

O Município de Matosinhos já tinha trabalhado previamente com a Maxiglobal. Dado o nível de satisfação dos projetos anteriores, a escolha foi óbvia por parte do Município. “A Maxiglobal tem um grande know-how nesta área e permitiu-nos fazer o trabalho com bastante rapidez e profissionalismo, apesar das condições difíceis. Ficamos muito bem impressionados com o profissionalismo da empresa”, acrescenta Bruno Oliveira.

Apesar de ainda haver poucos dados para análise, “o feedback sobre esta remodelação tem sido muito positivo, havendo ganhos significativos na experiência de utilização da rede Wi-Fi nas escolas”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.