DRCN implementa ModSecur Micro Datacenter

Notícias - Descrição

O curto prazo de implementação da solução, o espaço reduzido que ocupa e a eficiência energética foram os fatores decisivos que levaram a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN) a implementar o ModSecur Micro Datacenter.

A DRCN é um organismo desconcentrado do Ministério da Cultura de Portugal que tem, entre outras competências, emitir pareceres sobre trabalhos e intervenções em imóveis de interesse patrimonial, acompanhar as ações de valorização do património arqueológico e gerir os bens culturais e os museus que estão sob a sua alçada.

Este organismo não dispunha de qualquer espaço dedicado para a infraestrutura de data center e sentiu a necessidade de se modernizar. “Decidimos adquirir novos equipamentos e precisávamos de um espaço para os alojar, pois anteriormente tínhamos os servidores espalhados em diversos edifícios. Nesse sentido, estudamos o mercado e após análise das opções disponíveis, percebemos que o ModSecur Micro Datacenter era ideal para colmatar as nossas necessidades”, refere Pedro Cabral, Especialista de Informática na DRCN.

A implementação do ModSecur Micro Datacenter na DRCN tem como principal objetivo a centralização da infraestrutura de TI. O novo data center encontra-se implementado na Casa de Ramalde, que atualmente acolhe a Direção de Serviços de Bens Culturais.

Otimização do espaço

Uma das principais valências que a DRCN identificou no ModSecur Micro Datacenter foi o seu tamanho reduzido e a disponibilidade total do número de U´s internos. Atualmente, é essencial investir em soluções compactas que permitam que o data center seja alojado em qualquer espaço. Os data centers tradicionais tendencialmente são sobredimensionados, pouco flexíveis e de baixa eficiência, o que acarreta elevados custos energéticos e de manutenção. Esta realidade fez com o que a DRCN optasse pela solução ModSecur.

“Para nós esta foi a melhor proposta em termos de relação custo/benefício. Este espaço para nós será suficiente durante muitos anos, até porque os sistemas de TI apresentam dimensões cada vez menores e maior capacidade de processamento e armazenamento”, diz-nos Pedro Cabral.

O ModSecur MDC é uma solução de infraestrutura de micro data center de alta segurança, constituída por uma estrutura modular em aço, com elevado isolamento térmico e ao fogo e resistência IK10 e IP65. Alberga no seu interior 84U´s (2 racks de 42U´s), totalmente disponíveis para infraestrutura do cliente, UPS redundantes, sistemas de climatização redundantes, sistema de deteção e extinção de incêndio, sistema de controlo de acessos, videovigilância e um sistema de monitorização em tempo real.

Segurança elevada e modularidade

O ModSecur Micro Datacenter proporciona elevados níveis de segurança, algo muito valorizado pela DRCN. “Agora temos um espaço físico fechado, dotado de todos os equipamentos de segurança, o que nos dá a garantia de que tudo está protegido”, acrescenta Pedro Cabral.

Os micro data centers são uma tendência emergente no mercado de TI. Além de oferecerem todas as funcionalidades de um data center tradicional, são ainda modulares e escaláveis, permitindo o aumento da sua capacidade à medida da evolução das necessidades das organizações.

Projeto concluído com sucesso

A implementação do ModSecur Micro Datacenter correu sem imprevistos. “A equipa da Maxiglobal teve um desempenho muito bom. Foi tudo executado da melhor forma e estamos muito satisfeitos com o resultado final”, conclui Pedro Cabral.

 

O ModSecur Micro Datacenter é uma escolha eficiente para a modernização e redução dos custos da infraestrutura de TI das organizações.  Além dos benefícios descritos, apresenta ainda a vantagem de ser “swappable” nos seus componentes-chave, o que significa que é possível remover e substituir os seus componentes principais sem interromper a sua utilização. Apresenta um MTTR (Medium Time to Repair) inferior a 5 minutos, garantido continuidade e disponibilidade da infraestrutura.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.