Novo data center do INEGI implementado pela Maxiglobal

Notícias - Descrição

Com o objetivo de aumentar a segurança dos seus sistemas centrais, o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial – implementou o ModSecur Micro Data center.

O INEGI foi criado em 1986 e é uma instituição vocacionada para a realização de atividades de investigação e de inovação de base tecnológica, transferência de tecnologia, consultoria e serviços tecnológicos. A sua missão é contribuir para o desenvolvimento da indústria e da economia em geral, através da inovação de base científica e tecnológica, garantindo ao mesmo tempo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e o enriquecimento do ensino superior.

A necessidade de aumentar a segurança da sua infraestrutura de rede central levou a instituição a procurar novas soluções de data center. “Não tínhamos a proteção necessária para os nossos sistemas e por isso procuramos alternativas à sala que existia anteriormente. Podíamos ter optado por aumentar a segurança da sala que já existia, mas acabamos por escolher o ModSecur Micro Datacenter por todas as suas valências”, refere António Amador, Diretor de Serviços do INEGI.

Um data center preparado para o futuro

O ModSecur Micro Datacenter é uma solução modular, escalável e adaptada a qualquer espaço. Com proteção IP65 e IK10, garante níveis elevados de segurança. Apresenta ainda redundância para os seus principais componentes, um MTTR inferior a 5 minutos, reduzido espaço de implantação e disponibilidade total do número de U’s.

A aposta do INEGI neste tipo de solução deveu-se a três fatores principais: a sua modularidade, os elevados níveis de segurança que disponibiliza e o sistema de alarmística que incorpora. A modularidade é um fator importante para o INEGI, pois em caso de necessidade de mudança de instalações, o data center facilmente poderá ser transferido. A nível de segurança, agora a equipa está “bastante mais descansada, pois existe proteção a todos os níveis, desde os sistemas de climatização até ao sistema de extinção de incêndios”. Por fim, a alarmística também foi um fator decisório, na medida em que permite a monitorização de todos os equipamentos em tempo real e atuação sempre que algum parâmetro se desvie de valores previamente estabelecidos. O ModSecur Micro Datacenter encontra-se equipado com um sistema de monitorização ambiental que controla remotamente e em tempo real a temperatura, humidade, fumos, intrusão, inundações, entradas indevidas e falhas de energia.

Data center sempre disponível

O ModSecur Micro Datacenter proporciona funcionamento contínuo, oferecendo confiabilidade em todos os momentos, incluindo durante os processos de manutenção e de substituição de peças. O seu design modular permite que os seus principais componentes sejam swappable. Isto significa que a manutenção e substituição de peças pode ser efetuada sem necessidade de desligar a infraestrutura. Deste modo, o data center mantém-se 100% operacional, adequando-se continuamente às constantes mudanças tecnológicas e físicas das organizações.

Um projeto concluído com sucesso

O desempenho da Maxiglobal foi, segundo as palavras de António Amador, “muito positivo”. Apesar de se ter tratado de um processo longo devido a algumas obras que estavam a decorrer no INEGI “a equipa da Maxiglobal teve sempre muita paciência e prestou um ótimo apoio técnico, sugerindo soluções e identificando totalmente as necessidades estruturais”. A nível de prazos, o feedback é também positivo, uma vez que “a implementação do projeto terminou com muito profissionalismo antes do tempo previsto”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.