Porque é que os data centers modulares são importantes na era do edge computing?

Data center modular
Comentários: Um Comentário

O número de dispositivos conectados nas organizações está a aumentar substancialmente. Para se adaptarem a esta nova realidade, as empresas precisam de uma infraestrutura física de TI robusta. Com o grande crescimento de dados e a necessidade de processamento de dados em tempo real para as operações, há uma maior pressão para colocar o poder de computação no local. São precisas soluções práticas que ajudem a melhorar as operações de negócios e a permitir a sua expansão. É neste cenário que os data centers modulares pré-fabricados ganham um papel de destaque. Abordamos, de seguida, a importância dos data centers modulares na era do edge computing.

O que é um data center modular?

Os data centers modulares são uma solução que permite aumentar a capacidade de processamento de dados onde estes são necessários. São construídos e testados num ambiente controlado para responder às especificações de cada projeto. As soluções são então enviadas para o local totalmente construídas, testadas e prontas para instalação imediata. Como se trata de infraestruturas com design modular, existem opções para todas as necessidades. A modularidade tem influenciado fortemente o mercado nesta era em que o data center precisa de estar mais próximo do utilizador final.

Os data centers modulares são projetados para lidar com mudanças em servidores como computação em nuvem, virtualização, centralização e alta densidade, melhorar a eficiência operacional, reduzir o consumo de energia e atingir a meta de expansão rápida e interferência zero.

Benefícios dos data centers modulares

Um data center modular é definido pela sua fluidez, dividindo os recursos em diferentes áreas com base em padrões tecnológicos. O data center é dividido em setores individuais que são dimensionados de acordo com a escala, carga, configuração, sistemas de climatização, sistemas de gestão, entre outros, dependendo de um padrão unificado. Isso evita que os módulos interfiram uns com os outros e torna-os operacionais de forma independente, sem partilharem recursos. Abaixo apresentamos alguns dos principais benefícios dos data centers modulares:

  • Flexibilidade de localização: os data centers modulares podem ser implementados em praticamente qualquer localização geográfica e evitar alguns dos aspetos mais complicados da construção tradicional, como mão de obra, transporte e restrições de material.
  • Escalabilidade: os projetos modulares permitem que os elementos sejam adicionados ao longo do tempo e conforme necessário, alinhando-se de forma realista com os recursos de capital e operacionais, diminuindo o potencial de um site ter equipamentos subutilizados.
  • Construção mais rápida e económica: os data centers convencionais dependem da coordenação sequencial das tarefas de licenciamento, engenharia, preparação do local e construção.
  • Maior personalização: por natureza, os data centers modulares são totalmente personalizáveis. É possível combinar componentes para responder às necessidades de cada cliente e adaptar-se ao custo, espaço e outros aspetos relevantes
  • Módulos standard: os data centers modulares adotam um design modular, padronizado e altamente integrado, o que torna o sistema mais estável. Além disso, os data centers modulares podem fornecer soluções de configuração como N, N+1 e 2N em qualquer fase de implementação
  • Proteção ambiental e conservação de energia: o custo da energia durante a vida útil dos data centers ocupa o maior percentual no TCO (Total Cost of Ownership). O planeamento de infraestruturas dependendo dos requisitos de TI atuais e a adição de novos módulos de acordo com os crescentes requisitos de TI permitem aos utilizadores acrescentar módulos apenas para o equipamento necessário. A adoção de uma interface padrão e arquitetura modular economiza eletricidade e atinge o objetivo de conservação sistemática de energia. As unidades de refrigeração em linha são usadas para fornecer o ar diretamente para os pontos quentes próximos. Isto reduz a distância do fluxo de ar e melhora a eficiência da climatização para resolver o problema de pontos quentes. O PUE baixa para menos de 1,5, sendo este um dos benefícios-chave da adoção de data centers modulares.

Data centers modulares ModSecur

A Maxiglobal, enquanto empresa de referência na área dos data centers, recorrendo ao seu elevado “Know-How” e capacidade de inovação, tem ao longo do seu percurso procurado encontrar as soluções que melhor possam responder às ameaças que os gestores de TI enfrentam. A marca ModSecur criou vários tipos de data centers modulares, escaláveis, seguros e autónomos:

  • ModSecur IT Room: infraestrutura de TI de arquitetura modular e dimensionável à medida das necessidades específicas de cada Cliente. Garante proteção contra ameaças físicas tais como fogo, temperatura, água, poeiras, fumos, vandalismo, entre outras. O isolamento nas salas modulares para data centers maximiza também a eficiência energética através do isolamento térmico.
  • ModSecur IT Container: solução completa, pré-fabricada e uma excelente opção para garantir a eficiência operacional, já que permite a ampliação do espaço sempre que necessário. A sua portabilidade confere-lhe a flexibilidade desejada para solução de Disaster Recovery e de data centers de proximidade, tratando-se de uma opção inteligente na construção de data centers.
  • ModSecur Micro Datacenter: sistema autónomo e completo que inclui climatização, sistema de deteção e extinção de incêndios, segurança física e lógica, UPS e ainda um sistema de gestão DCIM (ModSecur® EMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real. No que diz respeito à disponibilidade e resiliência do ModSecur® MDC, este pode ser equipado com sistemas redundantes de climatização e energia (UPS), assegurando assim a disponibilidade, continuidade e resiliência da infraestrutura.
  • ModSecur Smart IT Rack: solução completa composta por um bastidor de TI que integra no seu interior um sistema de climatização tipo DX (expansão direta), sistema de distribuição de energia socorrida, sistema de monitorização ambiental e alarmística e um conjunto de opcionais, como sistema de deteção e extinção de incêndio, sistema de controlo de acessos, smart display, entre outros. O ModSecur® SMR pode ser utilizado as-a-service, um investimento mais reduzido e diluído ao longo do tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.