Tendências de data centers até 2025: conheça as mais relevantes

As principais tendências de data centers até 2025
Comentários: 3

A área dos data centers evolui constantemente, sendo fundamental que as empresas estejam a par das atualizações do mercado para que se mantenham competitivas. Apresentamos, de seguida, as principais tendências de data centers até 2025.

Aumento da densidade

Os data centers estão a evoluir em direção à alta densidade, o que significa que é necessário um maior consumo de energia para cada servidor funcionar em pleno. Hoje em dia, a capacidade média de energia no data center ronda os 8 kW/rack e prevê-se que essa capacidade aumente para uma média de 20 kW/rack até 2025. Esta questão é desafiante para as empresas: temos uma necessidade energética maior do que antes e temos que encontrar formas de usar a energia de uma forma cada vez mais sustentável. É essencial encontrar um equilíbrio entre eficiência e custos.

Escalabilidade

Sem escalabilidade as empresas precisariam de implementar capacidade antes que esta fosse necessária – o que acarreta risco elevado de perda financeira. Em alternativa, estariam abaixo das necessidades de capacidade – o que limita totalmente o crescimento e condiciona o bom desempenho das infraestruturas de TI. A escalabilidade permite retirar ou acrescentar módulos facilmente sem comprometer o normal funcionamento do data center e é um dos requisitos imprescindíveis na construção dos data centers do futuro.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das principais tendências de data centers. O consumo de energia dos data centers corresponde a 3% do consumo total de energia do Mundo. Prevê-se que este consumo alcance os 1000TWh até 2025. Construir data centers ecológicos é uma necessidade pois é cada vez mais importante (e urgente) reduzir o consumo de energia e de água.

Períodos curtos de implementação

Um data center tradicional tem um período de implementação bastante longo. No entanto, com a crescente procura por soluções rápidas e eficazes, é imprescindível que a construção do data center seja cada vez mais rápida. Assim, os data centers modulares ganharão um lugar de destaque nos próximos anos. São soluções fáceis e rápidas de implementar, além de responderem eficazmente aos requisitos atuais do mercado.

Gestão digital do data center

A inteligência artificial está a evoluir a um ritmo acelerado. A Internet das Coisas terá um papel muito importante para este setor. Portanto, espera-se que a gestão do data center migre para o formato digital em termos de planeamento, construção, otimização e gestão contínua.

Modularidade

Entre as principais tendências de data centers, destaca-se a modularidade. O data center do futuro será construído através de módulos, o que economiza espaço e reduz custos de implementação e de manutenção. A modularidade do data center resolve o problema da construção lenta e do investimento inicial elevado. Este tipo de soluções oferece uma rápida implementação e uma flexibilidade cada vez mais necessária no mundo atual.

Fontes de alimentação simplificadas

O sistema de energia de um data center convencional é bastante complexo e ocupa uma extensa área. A tendência é simplificar este setor. Uma arquitetura mais simples vai reduzir o tempo de conversão de energia, assim como a distância da fonte de alimentação. Portanto, consegue-se assim uma otimização da utilização do espaço e uma melhor eficiência energética da infraestrutura.

Refrigeração híbrida

Espera-se que no futuro haja uma predominância de soluções híbridas no que diz respeito à refrigeração do data center. A refrigeração do data center deve ser compatível com o sistema de refrigeração a ar e com o sistema de refrigeração líquida. Desta forma, consegue-se uma redução significativa no consumo de energia neste setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *