Município de São Brás de Alportel otimiza infraestrutura tecnológica com solução ModSecur

Notícias - Descrição

A implementação do ModSecur Micro Data Center powered by Maxiglobal permitiu a redução de custos energéticos no Município e aumentou os níveis de segurança no acesso físico aos servidores e à rede.

O Município de São Brás de Alportel identificou a necessidade de melhorar a segurança da sua infraestrutura tecnológica. “Tínhamos dois bastidores numa sala que servia de passagem para funcionários entre secções e sem qualquer segurança. Num dos bastidores tínhamos toda a parte de patch panel e switching da rede. No outro lado, estava a parte de Storage e servidores sem qualquer controlo de acesso e sem quaisquer sensores de ambiente para temperatura e humidade”, refere Cristóvão Viegas, responsável pelo Gabinete de Informática do Município de São Brás de Alportel.

Segurança e disponibilidade máximas, consumos mínimos

A solução implementada foi o ModSecur Micro Data center duplo. Este é um sistema autónomo, certificado IP65 e IK10, modular, transportável e desmontável, que inclui sistema de climatização redundante, sistema de energia socorrida redundante, sistema de deteção e extinção de incêndio por novec, segurança física e lógica, com sistema de controle de acessos e vídeo vigilância, e um sistema de monitorização ambiental (ModSecur EMS) que permite a monitorização de toda a infraestrutura em tempo real.

“Com a nossa nova solução, é possível receber alertas e visualizar em tempo real os valores da temperatura, humidade, estados dos equipamentos de climatização, UPS, entre outros”, acrescenta Cristóvão Viegas.

O novo data center apresenta ainda redundância para os sistemas de climatização e de energia socorrida, o que lhe garante uma elevada disponibilidade. Além disso, trata-se de uma solução “all swappable”, o que significa uma total disponibilidade em todos os momentos, incluindo durante os processos de manutenção preventiva e corretiva, com MTTR inferiores a 5 minutos.

Uma das mais-valias que esta implementação trouxe ao Município foi “a redução de gastos energéticos com o ar condicionado, pois antes era necessário refrigerar toda a sala e agora basta refrigerar o interior do Micro Datacenter”. A separação entre o ar frio e o ar quente, aliada à eficiência das unidades produtoras de frio e das UPS, permite reduzir significativamente os consumos de energia, apresentando-se esta solução com PUE de 1.35

Solução modular e escalável

A solução garante ainda alta proteção física, pela obtenção das certificações IP65 e IK10. A sua estrutura, modular, é composta por painéis com resistência ao fogo, herméticos e de elevada robustez.

“Os nossos níveis de segurança estão agora mais elevados. Dispomos de uma solução insonorizada, o que significa que podemos colocar o data center em qualquer ambiente, pois não será incomodativo”, acrescenta Cristovão Viegas.

Uma das características que mais agradou o Município de São Brás de Alportel no que diz respeito ao ModSecur Micro Data Center é o facto de este ser modular, escalável e portátil. “Numa eventual obra futura de modernização a efetuar na Autarquia, será possível desmontar o data center e voltar a montá-lo noutro local”. Para a escolha desta solução, pesou ainda o facto de se tratar de “um produto integrado e chave-na-mão que colmata todas as necessidades identificadas”.

Parcerias de sucesso

O projeto decorreu em parceria com a Visualforma, parceiro Premium para as soluções ModSecur, que teve uma contribuição fundamental para o sucesso deste projeto.

“A implementação correu conforme desejado, foi cumprida a timeline definida, e os tempos de paragem foram minimizados, e agendados para o fim de semana, sendo que dos 3 dias de implementação da infraestrutura, apenas um foi dia útil, pelo que o impacto para funcionários e munícipes foi bastante reduzido”. Cristóvão Viegas ainda refere que a equipa da Maxiglobal e Visualforma foi incansável e que o projeto correu muito bem.

A Maxiglobal está no mercado desde 1998 e é atualmente uma empresa de referência na integração de soluções tecnológicas com base em produtos de desenvolvimento próprio e 100% nacionais. Tendo a inovação como um dos seus principais pilares, coloca a tecnologia ao serviço das empresas e das pessoas, simplificando tarefas, eliminando barreiras e contribuindo para facilitar o crescimento sustentado dos negócios.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.