O ModSecur Micro Datacenter, desenhado e implementado pela Maxiglobal, foi a escolha do Município de Fafe para reestruturar a sua infraestrutura tecnológica.
O novo data center implementado na Câmara Municipal de Fafe responde a todos os requisitos do Município. “A solução que escolhemos oferece-nos segurança física e apresenta redundância dos componentes essenciais. Além disso, está equipada com um sistema de monitorização e de alarmística, o que é muito importante para nós, na medida em que nos deixa mais tranquilos face a eventuais problemas que possam surgir”, refere Jorge Oliveira, Chefe da Divisão de Informática, Modernização e Simplificação Administrativa do Município. O ModSecur Micro Datacenter (MDC), sendo hermético, possibilita a sua implementação em qualquer local, pois não produz ruídos incomodativos, o que se revela “uma vantagem adicional que confere valor à solução”, acrescenta. O ModSecur MDC proporciona uma diminuição exponencial dos custos energéticos da infraestrutura, algo “imprescindível para qualquer município”.
MDC: uma aposta certa
O data center que servia a Câmara de Fafe apresentava “vários problemas físicos e infiltrações no local onde estavam os bastidores”. Jorge Oliveira conta-nos que “o espaço em si não era seguro e havia várias lacunas a nível da alimentação elétrica e da climatização, assim como uma manutenção deficiente da mesma”. Atualmente, o Município de Fafe conta com um data center “resiliente e completamente seguro” e considera que a implementação da solução ModSecur foi “uma aposta 100% ganha”.
Confiança na marca ModSecur
A Maxiglobal já era conhecida da Câmara de Fafe devido a projetos anteriores de “instalação de fibra ótica”. Jorge Oliveira sabia de antemão que a empresa “trabalha bem” e neste projeto confirmou “o profissionalismo da Maxiglobal e a qualidade dos produtos ModSecur”. Destaca a “calendarização inteligente e o agendamento da instalação e da migração sem interromper o normal funcionamento do Município”. A implementação do data center correu “conforme o esperado, superando as expetativas, pois ficou concluída antes do prazo estabelecido”. Quando questionado sobre as mais-valias deste micro data center, Jorge Oliveira destaca a “segurança física, a redundância dos equipamentos principais e o sistema de monitorização e alarmística”.
O ModSecur MDC implementado em Fafe inclui climatização, sistema de deteção e extinção de incêndios, segurança física e lógica, UPS e ainda um sistema de gestão DCIM (ModSecur EMS) que permite a monitorização remota da infraestrutura em tempo real. A solução conta com sistemas redundantes de climatização e de energia (UPS), assegurando assim a disponibilidade, continuidade e resiliência da infraestrutura.
Data center “all swappable”
O ModSecur MDC foi desenvolvido para proporcionar funcionamento contínuo, oferecendo confiabilidade em todos os momentos, incluindo durante os processos de manutenção e de substituição de peças. Apresenta um design modular e os seus principais componentes são swappable, o que possibilita que a manutenção e substituição seja efetuada sem necessidade de desligar a infraestrutura. Deste modo, o data center mantém-se 100% operacional e adequa-se de forma fácil às constantes mudanças tecnológicas e físicas das organizações.
Deixe um comentário